A VÁLVULA
PASSY MUIR
Inventada por David Muir, a Válvula de Fala e Deglutição Passy-Muir é um artefato médico utilizado por pacientes traqueostomizados, usuários ou não de ventilação mecânica, para promover a fala. Trata-se de uma peça plástica ou acrílica, de formato cilindrico, com interior oco, contendo uma membrana de silicone na sua porção anterior que permite a passagem unidercional de ar (somente a entrada do ar inspirado).
Quando acoplada na parte externa de uma cânula de traqueostomia ou em linha no circuito de um respirador, a Válvula Passy-Muir permite apenas o ingresso do ar inspirado através da cânula de traqueostomia, e redireciona o ar a ser exalado para as vias aéreas superiores, passando através da laringe (prega vocal), faringe, boca e nariz, possibilitando assim, a emissão da voz e melhora da comunicação.
Pesquisas desenvolvidas ao longo dos anos tem mostrado que a Válvula Passy-Muir oferece numerosos beneficios clinicos, além da comunicação, incluindo melhora na deglutição, manejo da secreção, redução da aspiração e melhora da oxigenação.
Images courtesy of Passy-Muir, Inc. Irvine, CA.
PORQUE USAR?
O uso da Válvula de Fala e Deglutição Passy-Muir restabelece a fala e restaura a pressão subglótica fisiológica, o que pode promover a proteção das vias aéreas, através da redução da aspiração.
O design "sem escape" da membrana de silicone, presente exclusivamente nas Válvulas Passy-Muir (tecnologia patenteada Passy-Muir), é o grande diferencial desse produto. Seu mecanismo de funcionamento faz com que a membrana permaneça sempre em uma posição fechada, até que o paciente inicie a inspiração. Nesse momento a membrana se abre facilmente (necessário apenas uma mínima pressão inspiratória), permitindo o ingresso do ar pela traqueostomia. Tão logo ocorra o término da inspiração, a membrana da válvula irá se fechar automaticamente, sem haver perda ou escape de ar pela mesma, e sem requerer um esforço expiratório do paciente, redirecionando assim o ar a ser exalado para a via aérea superior.
As válvulas de fala e deglutição Passy-Muir podem ser usadas em pacientes traqueostomizados adultos, pediátricos e neonatais, usuários ou não de ventilação mecânica.
Mecanismo de Funcionamento
“BIAS CLOSED POSITION – NO LEAK DESIGN”
Diferente de todas as demais Válvulas fonatórias em posição "aberta", o design patenteado da “membrana em posição fechada e sem escape de ar”, presente exclusivamente nas Válvulas Passy-Muir, permite a restauração imediata da fisiologia normal do sistema respiratório fechado, ou seja, cria uma pressão positiva nas vias aéreas ao exalar o ar através da glote. Isso restaura a PEEP fisiológica, bem como a Pressão Subglótica.
O fechamento automático da membrana da válvula ao término da inspiração (tecnologia patenteada Passy-Muir) promove o surgimento de uma coluna de ar dentro da cânula de traqueostomia, a qual impede que a secreção adentre na própria cânula ou que obstrua a válvula. Isso faz com que a secreção pulmonar seja direcionada para a via aérea superior, podendo assim ser expectorada pela boca ou aspirada com sugador oral.
Images courtesy of Passy-Muir, Inc. Irvine, CA.
Todas as Válvulas Passy-Muir possuem o design de “membrana fechada - sem escape de ar”, o qual restaura a fisiologia normal do sistema respiratório fechado.
Images courtesy of Passy-Muir, Inc. Irvine, CA.
O design patenteado da “membrana em posição fechada e sem escape de ar”, mantém uma coluna de ar dentro da cânula de traqueostomia e redireciona o fluxo de ar a ser exalado e a secreção para a via aérea superior.
Images courtesy of Passy-Muir, Inc. Irvine, CA.
Todas as demais válvulas fonatórias existentes no mercado possuem o design na posição "aberta", o que pode causar um escape/vazamento de ar pela válvula durante a exalação. Muitas vezes a válvula "ronca" e existe o risco de ingresso de secreção para dentro da cânula de traqueo e para dentro da válvula, interferindo em seu funcionamento.
ALERTA
CUIDADO COM PRODUTOS QUE SE DIZEM "SIMILAR" À VÁLVULA PASSY-MUIR